Como Criar Site

Como Criar Site

Como Criar Site

28/05/2014 14:00

Olá caros leitores, iremos escrever nesta sessão como criar um site. Alguns pontos iniciais são importantes para quem quer abrir sua empresa e divulgar a sua marca, notícias, produtos e/ou serviços na internet através de um site. Caso você já tenha um site e deseja reformulá-lo, alguns itens neste artigo já devem ter sido executados anteriormente, isto facilitará seguir os demais itens que ainda não foram executados.

Os principais itens para quem quer criar um site são:

1) Tomada de decisão
2) Identidade da empresa
3) Tipo de site
4) Conteúdo para divulgação
5) Briefing
6) Layout
7) Programação do Site
8) Entrega


1) Tomada de Decisão

A tomada de decisão para quem ainda não tem um site e não sabe por onde começar é o primeiro passo antes de começar qualquer atividade. Na tomada de decisão você irá identificar qual tipo de informação que será necessária divulgar para os usuários no mundo on-line. Mas quais são estas informações? Estas informações serão exatamente o que o responsável pelo site deseja divulgar, se será a marca, produtos ou serviços. Mas porque preciso tomar esta decisão? É muito importante saber o que será divulgado, pois é o nome da sua empresa que estará on-line 24 horas por dia e 7 dias por semana e 365 dias do ano. Divulgar algo que não pode ser entregue não é recomendável para quem quer expor conteúdo na internet.

Já escolheu o que vai ser divulgado?

Agora vamos para o próximo passo.


2) Identidade da Empresa

A Identidade da empresa estão contidos alguns itens que quando o usuário acessar o seu site irá identificar logo na primeira visita quem sua empesa é e o que ela faz.

Um dos principais itens da identidade da empresa é o domínio. Mas o que é um domínio? O Domínio é o nome de identificação dado na internet para localizar e identificar os servidores, ou seja, para o acessar sua empresa na internet é necessário digitar www.nomedaempresa.com.br. É exatamente este domínio que ajudará aos usuários identificarem a sua empresa e acessarem o seu site.

O segundo item da Identidade é o logotipo. O logotipo é um conjunto de imagem, simbolo ou texto que representa a identidade visual da empresa.

Na fase do logotipo é muito comum designers criarem esta identidade (isto para quem não tem habilidade e conhecimento em ferramentas especificas), pois é necessário ter criatividade e entendimento de como a empresa quer ser representada simbolicamente.

Cores: As cores na criação do logotipo é um item importante ela poderá dar o destaque e padronizar as cores e os conjuntos das cores que representa a sua empresa.

Fontes: Para os logotipo que forem desenvolvidos com textos é importante sempre definir um tipo de fonte para representar a sua marca. É ela que será representada quando for criada a identidade visual da empresa. Ex de fontes: Helvetica, Impact, Verdana, etc...

Porque a identidade da empresa é importante na criação de site? A identidade da empresa é importante na criação de site, pois a partir dos itens selecionados e criadas elas serão usadas para o desenvolvimento do site, tais como: disposição do logotipo, cores e fontes padrões do site, layout entre outros.

Já tomamos a decisão e já temos a identidade, vamos para o próximo passo.



3) Tipo de Site

Existem alguns tipos de criação de site que poderão ser selecionados antes da criação do site. Os três mais utilizados atualmente são: Site estático, Site dinâmico e Loja Virtual.

Veja qual o significado de cada um deles:

Site estático: Este tipo de site tem como característica de representar a empresa no mundo on-line com conteúdo estático, ou seja, todo o conteúdo no site não sofrerá alterações constantemente e não possui um portal administrativo para alteração de conteúdo, imagens e texto. Mas o mesmo poderá sofrer manutenção constante pelos administradores de acordo com a evolução da empresa. Este tipo de site é bastante conhecido como cartão de visita on-line.

Site Dinâmico: Site denominado a ser representado por conteúdo dinamicamente, ou seja, todo ou parte do conteúdo no site, poderá sofrer alterações de acordo com um portal de administração. No portal poderá ser incluído ou alterado o conteúdo, texto e imagens. Este tipo de site é bastante utilizado para as empresas que possuem tempo ou recurso para a publicação constante de conteúdo como notícias, artigos, produtos ou serviços.

Loja Virtual: Atualmente este tipo de site vem se mostrando cada vez mais presente e comum na vida dos usuários on-line. A Loja Virtual tem como principal aspecto a venda de produtos e serviços on-line. Através dele o cliente poderá efetuar pedidos, pagamentos e entregas totalmente on-line sem a necessidade de entrar em contato com a empresa. Traz como benefícios agilidade, comodidade e conforto para a empresa e clientes.

Após a escolha do site, vamos para o passo seguinte.


4) Conteúdo para divulgação

O Conteúdo para divulgação é um dos passos mais importantes para que o site seja publicado com conteúdo relevante e para que os clientes e usuários possam saber exatamente o que a sua empresa representa e oferece para o mundo dos negócios.

O material para divulgação poderá ser elaborado em fases.

M. V. V. ( Missão, Visão e Valores) : É muito comum nos depararmos dentro dos sites em locais específicos um texto resumido sobre o que a empresa é, onde ela quer chegar e seus valores. Muitas empresas ao iniciarem suas atividades já esboçam este texto para ser publicado a seus funcionários, fornecedores e clientes, para seguir um norte e demonstrar as características da empresa.

Portfólio: Este item tem grande importância em uma empresa e na criação do site, pois ele representa uma visão macro dos serviços ou produtos relacionado ao alcance dos objetivos do negócio. Ele será um dos destaques dentro do seu site e através dele o usuário poderá ser encaminhado para páginas especificas com detalhamento dos produtos e serviços.

Produtos e Serviços: Além de falar sobre a empresa e seus principais valores, para as empresas que oferecem produtos ou serviços é necessário criar conteúdos explicativos como textos, imagens ou vídeos de cada produto e serviço que será oferecido, isto ajuda o usuário saber se é exatamente o que ele está procurando e se atende ao objetivo determinado por ele.

Contato: Para que os usuários possam também entrar em contato, tirar dúvidas, enviar sugestões e reclamações, é necessário incluir os dados de contato como: telefone, endereço, e-mail, facebook, twitter, etc...

Neste item ajudará a estreitar o relacionamento entre o cliente e empresa.

Com todos este itens anteriores já prontos, vamos a mais um item importante abaixo.

5) Briefing

O Briefing é um conjunto de informações que serão levantadas para a criação do site contendo a necessidade do cliente e um objetivo comum entre as partes. É muito importante o responsável pelo site expressar suas expectativas, público alvo e tipo de mercado para que a construção do site seja a mais próxima do desejado.

Neste item normalmente as empresas que atuam no mercado enviam algum tipo de documento para o cliente para ele preencher ou agendar uma reunião e colher as informações necessárias, mas isto fica a critério e de comum acordo entre o cliente e a empresa.
A Blue Layer adora ouvir os seus clientes e seus projetos, com isto, ela sugere uma reunião para levantamento destes requisitos.

6) Layout

Após ter feito o Briefing, é hora do Layout! Já com as cores em mãos, identidade da empresa, tipo de negócio, público alvo e muito mais, entra a fase de criação do layout, que será a fase de demonstração de uma imagem ou o site sem as funcionalidade serem apresentadas ao cliente. Com a aprovação do cliente ela seguirá para a próxima fase, caso o cliente não aprove será efetuado um novo conceito de layout até que o cliente aprove.

7) Programação do Site

Mãos na massa! É nesta última etapa que a empresa contratada irá desenvolver completamente o site, com o conteúdo, imagens, texto, logotipo, identidade visual, layout da empresa e as suas funcionalidades.

8) Entrega

A entrega é o resultados de todos os itens concluídos anteriormente e também de muita expectativa do cliente, é onde será divulgada a empresa do cliente para o mundo digital e um novo começo no mundo dos negócios.

Se você deseja criar um site clique aqui e saiba mais sobre o que podemos oferecer para você.

Equipe Blue Layer